segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mar de Aral. Mar que o professor citou no debate

Mar de Aral era um lago de água salgada. localizado na Ásia Central, entre as províncias cazaques de Aqtöbe e Qyzylorda (ao norte), e a região autônoma usbeque de Caracalpaquistão (ao sul). O nome (em português, Mar das Ilhas) refere-se à grande quantidade de ilhas presentes em seu leito (mais de 1.500). Este já foi o quarto maior lago do mundo com 68.oookm² de superfície e 1.100 km³de volume de água, mas hoje encontra-se dividido em três porções menores, em avançado processo de desertificação.



O Mar de Aral encontra-se em rápido processo de desertificação, com perda substancial de seu volume de água e redução da vazão dos rios que nele desembocam. Em 1960, quando o influxo de água para o lago perdeu para os canais de irrigação, o Aral era o quarto maior lago do mundo, com 68 mil km² de superfície e 1.100 km³ de volume de água. Em 1998, sua superfície reduziu para 29 mil km² (queda de 60%) e seu volume, para 220 km³ (queda de 80%), e era o oitavo maior lago. Durante o mesmo período de tempo (1960-1998) a sua salinidade aumentou de 10 g/L para 45 g/L.

Há duas vertentes que pretendem explicar o processo de desertificação:

  1. Fenômeno Natural: o Mar de Aral estaria morrendo naturalmente devido a fatores climáticos e geológicos (vertente defendida oficialmente pelo governo soviético no início do fenômeno);
  2. Fenômeno Antropogênico: o desvio das águas dos rios que desembocam no Mar de Aral estaria causando o problema (vertente consensual defendida atualmente).


Mar de Aral: sua cronologia

Ficheiro:Aral Sea.gif

4 comentários:

  1. É surpreendente ver o que já foi e o que é hoje o Mar de Arral. Saber que hoje só existe 20% do volume que um dia já teve o Mar de Arral é de realmente temer a força da natureza, claro que também com uma "ajudinha" do homem como nos explica a segunda vertente: "o desvio das águas dos rios que desembocam no Mar de Aral estaria causando o problema".

    ResponderExcluir
  2. Ele já foi o quarto maior lago de água doce do planeta, tinha uma área equivalente à dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos. Por séculos, foi um oásis no meio do deserto, mas agora está morrendo.
    Rios secos são um bom exemplo do uso inadequado dos recursos de água doce. A maioria das espécies de peixes desapareceu e a fauna que vivia em suas margens foi reduzida significativamente

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse mar de aral já foi muito lindo e o quarto maoir do mundo e como podemos ver ele hoje vem se alastrando se dividindo em três lagos.
    Isso é por causa de nos que somos Mal-educados e jogamos lixo em qualquer lugar.
    E sem conta do peixes que a cada dia morrem por causa da poluição.
    Isso é o que o homem quer fazer com o nosso planeta.

    ResponderExcluir